O Serviço de Atenção à Família, à luz da espiritualidade e da Pedagogia Salesiana, tem como missão acompanhar e (trans)formar a vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, em risco ou em perigo e respetivas famílias, conferindo empowerment e aumentando os seus níveis de resiliência, na construção da sua historia de vida. Tem como objetivo contribuir para o seu desenvolvimento integral e participação cívica responsável e ativa como cristão e cidadão.
O Serviço de Atenção à Família quer ser uma referência no desenvolvimento de ações continuadas e significativas de promoção e de prevenção de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade pessoal e social, bem como na autonomização das famílias em situação de risco social.
Os princípios que regem a sua ação são: uma intervenção preventiva e em meio natural de vida; uma participação na justiça social e na construção do bem comum; respeito e dignidade pela vida humana, desde a sua conceção até à morte; a caridade pastoral, fonte do espírito e da pedagogia salesiana; a criança, sujeito de direito e a prevalência do seu superior interesse; a subsidiariedade.
Quanto aos valores, destaque para a amabilidade e alegria; a positividade, o otimismo e confiança; o acolhimento, o acompanhamento e a qualidade na relação; a comunhão e solidariedade; a criatividade e inovação; a autonomia e empowerment; o profissionalismo e o trabalho em equipa.