Apostando numa formação que enfatiza o desenvolvimento do espírito crítico, criativo e reflexivo, bem como o desenvolvimento das atitudes e habilidades cognitivas, afetivas, psicomotoras e sociais, de acordo com as inovações que se apresentam no campo educativo, os Salesianos de Manique procuram ser uma escola que é expressão da familiaridade de uma casa, a alegria de um pátio de encontro, a transcendência de uma paróquia e o rigor de uma escola que forma para a vida.
Promovendo um ensino de qualidade, os Salesianos de Manique fomentam aprendizagens efetivas e significativas, pela consolidação de conhecimentos, mobilizados em situações concretas, favorecendo o desenvolvimento de competências. Para além disto, empreendem uma formação que enfatiza o desenvolvimento do espírito crítico, criativo e reflexivo e o desenvolvimento das suas atitudes e habilidades cognitivas, afetivas, psicomotoras e sociais, de acordo com as inovações que se apresentam no campo educativo.
Apostando no protagonismo juvenil, o Projeto Educativo dos Salesianos de Manique orienta e guia os jovens para que estes sejam capazes de enfrentar o futuro com responsabilidade e generosidade, escutando sempre a voz dos Senhor, que os convida a ser protagonistas no seu projeto de salvação como homem ou mulher, a discernir a sua vocação especifica de compromisso com a sociedade e com a igreja e a desenvolver o seu próprio projeto de vida.
A educação é questão do coração
Ao educar pela harmonia do desenvolvimento humano e crescimento cristão, os Salesianos de Manique reúnem em si uma síntese coerente e desenvolvida dos valores evangélicos, das orientações do magistério da Igreja e das orientações legislativas em vigor, num estilo peculiar, baseado no Sistema Preventivo desenvolvido por D. Bosco. Neste sentido é valorizada a “personalização” das relações, com a presença dos educadores no meio dos alunos, a sua participação na vida dos jovens e a sua disponibilidade para estarem com eles.
OProjeto Educativo dos Salesianos de Manique é inspirado no Sistema Preventivo de D. Bosco e desenvolve-se com base em três atitudes principais:
Amabilidade
Em contacto com os educadores que nutrem profunda paixão e bondade educativa, os jovens sentem-se solicitados a exprimir melhor e aprendem a fazer sua a experiência cultural e religiosa que admiram. Um amor que leva o educador a buscar unicamente o bem do educando.
Razão
Trata-se da ação educativa que, por um lado, estimula os jovens a desenvolverem os próprios talentos e a serem ativos e empreendedores no trabalho e, por outro, educa-os a não confiar apenas em si mesmos, a evitar a ambição e o orgulho intelectual.
Religião
Uma atitude simples e essencial a partir do “amor a Deus e o amor ao próximo”, aprendendo de Deus e da encarnação de Jesus a ser bons e a viver segundo o Evangelho em todas as condições da vida.