A missão da educação vive muito de Esperança: a esperança de crescer plenamente como pessoa, a esperança de alcançar os frutos que o esforço almeja, a esperança de conseguir extrair o melhor de cada um. De facto, que seria da educação – que seria da vida!? – sem a Esperança?
Nos Salesianos de Manique, desejamos que toda a ação educativa que levamos por diante seja realmente um apelo à Esperança de cada um. Desejamos que tudo o que fazemos – desde o empenho e o tempo passado em sala de aula até às mais simples e autênticas conversas de pátio – não sejam somente uma obrigação para quem as vive, mas sim um desafio constante a desenvolver todas as capacidades de cada pessoa que habita esta casa. Sonhamos verdadeiramente que todos – educadores, alunos, pais e amigos – possam encontrar aqui o ambiente propício para serem pessoas mais plenas, abertas à beleza e à verdade da vida, “honestos cidadãos e bons cristãos” como desejava o nosso pai e fundador São João Bosco.
É licito esperar o melhor de cada um: os alunos dos educadores e os educadores dos alunos, os pais da escola e a escola dos pais… no entanto, o melhor que podemos e queremos verdadeiramente esperar é que a missão partilhada da educação que abraçamos todos os dias possa ajudar cada um a ser uma pessoa completa e íntegra, desperta para o bem de todos e livre das prisões do egoísmo e das muitas tentações que falseiam o viver e o agir humano. Para isto, precisamos de aprender constantemente a confiar uns nos outros e na vontade de todos de crescermos juntos e de alcançarmos a mesma meta.
Para que isto aconteça na nossa comunidade educativa, acolhamos a interpelação do Tema Pastoral dos Salesianos para este ano 2024-2025 – Confia! Avançamos na Esperança! – e avancemos juntos e unidos, como sempre quisemos e queremos fazer.
Pe. Luís Almeida SDB
Diretor