Avançamos no sonho!

> Mensagens e Comunicados > Avançamos no sonho!

Este é o tema pastoral que orienta toda a ação dos Salesianos neste ano educativo pastoral 2023-2024, tendo como horizonte a celebração do bicentenário do sonho dos nove anos de São João Bosco que aconteceu em abril de 1824. Este foi o grande sonho programático que fez com que o nosso fundador começasse a compreender a missão que Deus lhe confiava e o levou a desbravar caminhos novos no acolhimento e educação dos jovens, sobretudo os mais necessitados. 

Neste sonho, Nossa Senhora diz ao pequeno João Bosco: «Põe-te no meio deles e começa já a instruí-los sobre a fealdade do pecado e sobre a beleza da virtude1». Aqui se condensa toda a obra de educação de São João Bosco: mostrar a beleza do que é bom e a necessidade de evitar o mal para se ser plenamente felizes.

A proposta educativa salesiana que vivemos nos Salesianos de Manique tem este mesmo objetivo. Sonhamos que a educação seja vivida por todos os alunos e educadores acima de tudo como uma missão que constrói a pessoa e, a partir dela, o futuro da sociedade e do mundo, apostando num presente vivido com responsabilidade e arrojo, que aponta sempre para metas mais altas; sonhamos que cada aluno e educador busque com afinco e viva com dedicação os ideais altos da verdade, da beleza e da justiça como ponto decisivo para a realização de cada um; sonhamos ainda uma educação diversificada e de qualidade, que têm como ponto de partida a situação pessoal de cada aluno e se propõe acompanhar o seu crescimento integral, ajudando-os a alcançar a grande meta da vida: ser honestos cidadãos e bons cristãos.

Ao longo deste ano, viveremos mais uma etapa de caminho que nos permitirá ser «empreendedores de sonhos2», esforçando-nos por aceitar e realizar o desafio que o Papa Francisco nos deixou durante a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 de gloriosa memória: «Permitam-me que vos diga: procurai e arriscai. Neste momento histórico, os desafios são enormes, os gemidos são dolorosos, mas abraçamos o risco de pensar que não estamos em agonia, mas em trabalho de parto; não estamos no fim, mas no início de um grande espetáculo. E é preciso coragem para pensar assim. Sejam, portanto, protagonistas de uma “nova coreografia” que coloca a pessoa humana no centro, sejam coreógrafos da dança da vida.3»

Nos Salesianos de Manique, sonhamos esta “nova coreografia” que a cada dia queremos atuar no “espetáculo” que é a vida de cada educador e aluno que habita esta nossa casa. Que todos nos esforcemos para que isto aconteça, dando cada um o seu melhor, exigindo de si o máximo que pode oferecer.

Por tudo isto, avançamos – juntos – no sonho!
Por tudo isto, Sonhamos – juntos – avançar rumo às alegrias grandes que a vida abre diante de nós!

Pe. Luís Almeida SDB

Diretor


  1. São João Bosco, Memórias do Oratório de São Francisco de Sales. ↩︎
  2. Papa Francisco, Encontro com os jovens universitários na Universidade Católica Portuguesa, 2 de agosto 2023. ↩︎
  3. Ibidem. ↩︎